28 setembro 2008

A vida já está mudando.... Q bom!

Oi gente!
Vim aqui contar algumas coisas novas q estão acontecendo!
Comprei uma calça " capri" tamanho 52! É de um jeans com strech moderninho. Comprei na Marisa! Há anos q num compro algo com cara de roupa de gente normal! E tem mais EU PUDE ESCOLHER! Tinham uns 4 ou 5 modelos. Não me lembro da última vez q pude escolher algo q me agradasse aos olhos, e ainda fui pra cabine experimentar ( nem sabia como era uma cabine da loja por dentro...rsrsrsrsr ). Ainda está longe daquilo q pretendo alcançar, q é o número 44, mas to feliz por ter esta pequena conquista. Eu creio q antes eu usava o 58 pelo menos, mas na verdade eu não compro roupas por números faz uma era. Esta calça 52 q comprei pede um cinto, mas não sei se vou encontrar do meu tamanho.
Comprei tb uma saia GG na Marisa e outra no Carrefour. Gente, eu to tão FELIZ com isso, to me sentindo GENTE!
Tenho peças de roupas estilo indiana guardadas há quase 10 anos! Foram as únicas roupas q eu guardei e já estou recuperando elas! Finalmente, depois de anos e anos, tenho combinações de roupas q são grandes, porém bem bonitinhas, estas q a gente se sente arrumadinha, e não apenas tampada!
Bom...tive meu primeiro dumping, mas foi fraquinho conforme o relato das companheiras, e foi com sorvete xik ( hageen dazs ), coisa q eu raramente consumo!
Tenho uma meta q é ter o peso de 2 dígitos no Natal! E aqui vou estabelecer uma tática para alcançar este objetivo, vai ser um cardápio + programa de atividade física semanal. Vale comentar q já se foram 20 kg!!!!!! Preciso eliminar 13,1 kg até o natal...rsrsrsr espero conseguir!
Cardápio a ser seguido durante a semana:
Café da manha: proteína + fruta ( queijo branco ligth / polenguinho ligth /1/2 papaia / 1 banana )
lanche da manha : 1 activia 0% ou corpus 0%
almoço: muita verdura e legumes cozidos, proteína e pouco arroz e feijão ( 1 colher de cada) ( carne moída com abobrinha/abóbora, alface, pepino, tomate, ou carne de frango)
lanche da tarde: 1 fruta/ polenguinho/ iogurte/ suco de frutas
janta: o mesmo do almoço
ceia : Vono ( sopa )
No fim de semana posso comer pão, doce ( chocolate peq ), macarrão com moderação
Atividade física: 40 min de eliptico pelo menos 4 x na semana!
Minha vida hoje é bem + fácil pra fazer dieta justamente por ser operada, não sinto aquele vazio no estômago, me satisfaço fácil e algumas coisas perderam a graça depois q eu operei, p ex batata frita ( lota rápido o estômago ), pizza ( parece um xiclete salgadinho) , pão frances ( fica uma massa azedinha na boca rolando pra lá e pra cá), qq doce me enjoa fácil, como um pouquinho e já deu. Só consegui isso pq operei mesmo!
Este é o projeto, vamos ver como q vai ser na prática!
Até o prox post gente
bjs a todos

18 setembro 2008

O ENTALO!

Pois é povo, vim aqui relatar mais um entalo! Mas este é bem especial!
Na segunda feira ( 15/08) , cozinhei um feijão com carne seca e costelinha de porco defumada. Estava com a visita do meu sogro em casa e decidi dar uma caprichada no feijão.
Abri a panela e experimentei 1 pedaço das carnes para ver se estava cozida, acabei engolindo um pedaço grande e ali eu já senti q num ia dar certo aquilo. Dito e feito!
O q a maioria das pessoas faz num momento de entalo é tentar vomitar, e foi o q eu fiz, cheguei a vomitar uns pedaços da tal carne, mas mesmo assim não melhorava.
É uma salivação intensa, uns ruídos pavorosos no estômago, parecia q tinha um guarda chuva aberto no estômago. Andei, andei , andei...enfiei o dedo na garganta diversas vezes, tinha muita formação de gás e nada resolvia...porém acalmava um pouco. Qdo acalmava eu pensava q poderia comer.......quem disse?! Era tentar comer e ter q correr pra vomitar.
Pensei q com o passar das horas aquilo melhoraria.....nada! Chegando a noite ( isso aconteceu por volta das 11:30 a manha), tentei melhorar tomando dramin e omeprazol....gente...consegui dormir, mas o estômago fazia cada barulho.nossa!
Bom....4:30 da manha levantei e pensei....devo ter melhorado, pq tinha conseguido dormir!
NADA!!!!!!!!
Dai....cheguei a conclusão q ainda estava entalada, mesmo sem sentir dor, mas com muita salivação, principalmente qdo tentava ingerir algo, mesmo q fosse 1 ml de qualquer coisa....tinha q fazer voltar! Não tenho a ideía de qtas vezes eu coloquei o dedo na garganta.
Solução pra isto????// Hospital!
Tentei atendimento em SBC, e o médico me disse o óbvio: Tem q fazer endoscopia e não adianta tentar medicar, comer ou beber......daí começou a saga atrás de uma clínica ou hospital com endoscopista disponível....acabei parando no hospital onde operei, dali ligaram para o meu cirurgião, fui encaminhada para RX e endoscopia ( q vergonha)
Bom, naquela situação não me cabia mais nada além da vergonha e aguentar as possíveis broncas! Fiz a endoscopia e lá estava um pedaço de 1 cm agarrado na saída do estomaguinho para o intestino. tenho as fotos! E devido a tanto esforço em vomitar, tava meio inchado o estômago e tinha ferido um pouco a parece.
Q alívio após a endoscopia!!!! Rx num deu nada!
Bom...... final das contas , sempre tem 1 lado posistivo:
Dosaram a minha glicose e estava 94.......q maravilha, não tenho mais diabetes! E não uso o remédio pra diabetes desde q operei! pretendo a chegar a menos de 90 de glicemia!
Outra coisa...emagreci 1 kg!!!!!!!! Eba......e depois disso, enxugeui + 1 kg......no total se foram 2 kg esta semana ( qto tempo q isso não acontecia.....rsrsrsr)
Moral da história...... diminuir o tamanho da carne antes de cair na boca, reduz no prato.....deve ser picado bem pequenininho ou desfiado!
Recebi 2 broncas do meu cirurgião : deveria ter ligado pra ele e não comer pedaço grande de carne
Espero do fundo do meu coração q aqueles q lerem isso aqui não se arrisquem comendo pedaços grandes de qualquer coisa
Gente, estou com 2 kg a menos , estou bem, comendo bem, porém com cuidado pra não repetir a besteira
Bjs a todos

03 setembro 2008

Aprendendo a ser gastroplastizada

Oi Gente, vim aqui falar deste assunto tão importante
Ser gastroplastizado é muito mais do encarar a cirurgia!!!!
É um processo! A vida muda pq a gente tem q mudar!
São novos aprendizados de auto conhecimento, e lidar com novas limitações.
Hoje eu penso no ato de comer, em como comer, observar se vai entalar ou não, se tem um arroto por vir q se vc não deixar ele vir, vai embolar o meio de campo, vai doer, vai entalar...etc.
Então, sentar à mesa e comer faz com q vc pense: " Estou comendo.... tenho q mastigar mais..... cuidado posso entalar"
Hoje eu penso naquilo q vou comer, no q vai me ajudar, tenho q priorizar pela proteína, depois carboidratos e depois verduras e legumes ( orientação da nutricionista). Tenho q pensar tb em como ajudar meu intestino funcionar, o espaço no estômago é pequeno e por isso tenho q escolher melhior o q vou comer e atender estas necessidades.
A gente aprende a parar de comer no meio do caminho, pra dar um tempinho pra comida descer
Escolho o q vou comer dentro do mercado, na hora de comprar, já vejo ali o q devo ou não comprar. O paladar mudou um pouco, não vejo muita graça em pizza, descobri isto ontem, algumas bebidas não dietéticas me parecem doces demais, são enjoativas....
Bom, agora a dieta está liberada em tudo, menos refri, açúcar e frituras claro! Passei pela fase de ir experimentando e encorporando coisas na dieta e vivo uma realidade agora, não estou emagrecendo! Então, estou elaborando um cardapio onde me ajude a emagrecer, por exemplo, não vou comer pão de manha, vou comer 1 fruta ( geralmente o mamão pra me ajudar no intestino)e queijo branco ligth ( é proteína), só no almoço q vou comer ou macarrão, ou batata ou arroz, e na janta vai ser refogado de legumes com carne! Nos intervalos vou de fruta, ou yogurte diet ( tenho q ingerir calcio pq o desvio do intestino diminui a absorção de calcio).
É lógico q de vez em quando vai rolar um pão integral, mas..... nada pra cotidiano!
Por meu gosto, queria ter 2 dígitos de peso no natal, sei q vai ser difícil! mas vou tentar
Outra fase do gastroplastizado: Fazer a MINHA parte! tenho q me exercitar! Comecei a caminhar hoje com a ajuda do meu marido q me tirou, carinhosamente, da cama hoje! Andei 35 min e já estava bem cansadinha, amanha vou andar uns 45 min, e assim vai. Se eu não fizer isso, não vai ser possível me dar de presente de natal 2 dígitos de peso!
Não parece, mas são coisas óbvias porém geram esforço e irritação, vi q eu num tava levando tão bem as coisas e tava muito irritada, facilmente irritada, acho q descobri a causa e a solução! De certa forma, me desanima não estar emagrecendo, mas reconheço q não estou fazendo a minha parte como deveria, mas isso acabou!
Tenhop um desafio diário...... ingerir o comprimido de Materna ( é um complemento de vitaminas e minerais, em forma de comprimido), aliás....um comprimido gigante! Uns chamam de " bife" q ´dá pra comer de garfo e faca...mas eu já acho uma " cesta básica" mesmo, só de olhar já sinto medo de entalar com ela ( pq já entalei), mas parto em vários pedaços e vou ingerindo devagar com água.
Falando em água...... era difícil beber água no início, agora tá bem melhor, porém não consigo virar um copo dágua, tenho de beber devagar, por isso, sentia muita sede antes, mas agora to administrando isso tb, já consigio beber 600 ml de água e quero aumentar esta quantidade, hoje devo ter bebido uns 800 ml, e assim vai!
Gente, por enquanto é só!
pensem nisso: Gastroplastia num é só uma cirurgia, é um modo de vida!
bjs