03 setembro 2008

Aprendendo a ser gastroplastizada

Oi Gente, vim aqui falar deste assunto tão importante
Ser gastroplastizado é muito mais do encarar a cirurgia!!!!
É um processo! A vida muda pq a gente tem q mudar!
São novos aprendizados de auto conhecimento, e lidar com novas limitações.
Hoje eu penso no ato de comer, em como comer, observar se vai entalar ou não, se tem um arroto por vir q se vc não deixar ele vir, vai embolar o meio de campo, vai doer, vai entalar...etc.
Então, sentar à mesa e comer faz com q vc pense: " Estou comendo.... tenho q mastigar mais..... cuidado posso entalar"
Hoje eu penso naquilo q vou comer, no q vai me ajudar, tenho q priorizar pela proteína, depois carboidratos e depois verduras e legumes ( orientação da nutricionista). Tenho q pensar tb em como ajudar meu intestino funcionar, o espaço no estômago é pequeno e por isso tenho q escolher melhior o q vou comer e atender estas necessidades.
A gente aprende a parar de comer no meio do caminho, pra dar um tempinho pra comida descer
Escolho o q vou comer dentro do mercado, na hora de comprar, já vejo ali o q devo ou não comprar. O paladar mudou um pouco, não vejo muita graça em pizza, descobri isto ontem, algumas bebidas não dietéticas me parecem doces demais, são enjoativas....
Bom, agora a dieta está liberada em tudo, menos refri, açúcar e frituras claro! Passei pela fase de ir experimentando e encorporando coisas na dieta e vivo uma realidade agora, não estou emagrecendo! Então, estou elaborando um cardapio onde me ajude a emagrecer, por exemplo, não vou comer pão de manha, vou comer 1 fruta ( geralmente o mamão pra me ajudar no intestino)e queijo branco ligth ( é proteína), só no almoço q vou comer ou macarrão, ou batata ou arroz, e na janta vai ser refogado de legumes com carne! Nos intervalos vou de fruta, ou yogurte diet ( tenho q ingerir calcio pq o desvio do intestino diminui a absorção de calcio).
É lógico q de vez em quando vai rolar um pão integral, mas..... nada pra cotidiano!
Por meu gosto, queria ter 2 dígitos de peso no natal, sei q vai ser difícil! mas vou tentar
Outra fase do gastroplastizado: Fazer a MINHA parte! tenho q me exercitar! Comecei a caminhar hoje com a ajuda do meu marido q me tirou, carinhosamente, da cama hoje! Andei 35 min e já estava bem cansadinha, amanha vou andar uns 45 min, e assim vai. Se eu não fizer isso, não vai ser possível me dar de presente de natal 2 dígitos de peso!
Não parece, mas são coisas óbvias porém geram esforço e irritação, vi q eu num tava levando tão bem as coisas e tava muito irritada, facilmente irritada, acho q descobri a causa e a solução! De certa forma, me desanima não estar emagrecendo, mas reconheço q não estou fazendo a minha parte como deveria, mas isso acabou!
Tenhop um desafio diário...... ingerir o comprimido de Materna ( é um complemento de vitaminas e minerais, em forma de comprimido), aliás....um comprimido gigante! Uns chamam de " bife" q ´dá pra comer de garfo e faca...mas eu já acho uma " cesta básica" mesmo, só de olhar já sinto medo de entalar com ela ( pq já entalei), mas parto em vários pedaços e vou ingerindo devagar com água.
Falando em água...... era difícil beber água no início, agora tá bem melhor, porém não consigo virar um copo dágua, tenho de beber devagar, por isso, sentia muita sede antes, mas agora to administrando isso tb, já consigio beber 600 ml de água e quero aumentar esta quantidade, hoje devo ter bebido uns 800 ml, e assim vai!
Gente, por enquanto é só!
pensem nisso: Gastroplastia num é só uma cirurgia, é um modo de vida!
bjs

2 comentários:

Psique disse...

Oieeee Karin querida! Adorei o post, aprendi mais um pouquinho com vc! Quanto a te dar meus numeros?? Amiga eu dou todos os numeros que vc quiser hehehe, basta a gente se achar no msn né?? hahahah Mas assim que eu te ver me lembra ta? Ando meio surtadinha e posso esquecer! Adoro-te! Beijokassssssssss

Anônimo disse...

Oieeeeeeeeeee

Primeiro te cobrar uma coisa: cade o link do meu blog? hummmmmm aiaiaia mocinha :(

Olha, pra vc não está emagrecendo, é falta de caminhar mesmo. Agora vc tem que ter novos hábitos. está mais leve e fica mais fácil caminhar. comece andando 20 minuts e fique por uma semana, depois vá aumentando toda semana + 10 minutinhos. lembre-se de não fazer o que fazia antes, quando chegou ao terceiro dígito.

Vc não toma proteína em pó no café da manhã com leite desnatado e uma fruta? esse é meu café da manhã. Se informa com seu médico.

Bjosssssssssssssss
Anita